quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Duelo da coesão no PV


O padrão de jogo mantido pelo Fortaleza na disputa do Campeonato Cearense de 2012 tem garantido a equipe tricolor a liderança e a invencibilidade na competição. Tendo disputado 11 jogos, o Leão do Pici soma apenas dois empates, sendo um deles para o adversário das 20h20 de hoje, o Crato. As duas equipes se enfrentam pelo confronto de volta, no Presidente Vargas.

No Pici, a ordem é cautela, pois além de ter a melhor defesa da competição, com apenas oito gols sofridos, o Azulão da Princesa também mantem um time-base que vem garantindo a boa atuação do clube no Estadual. "O Crato é um time bem postado na sua defesa, que vem mantendo uma mesma base, assim como o meio-campo. Eles marcam muito forte, têm um contra-ataque e uma bola parada muito boa e a gente tem de ter cuidado com isso, pois sabemos que não é por acaso que o time está no G-4. O professor (Nedo Xavier) nos alertou e sabemos que o jogo de amanhã (hoje) será muito difícil", destacou Leandro.

Para o confronto de logo mais, o técnico tricolor terá o retorno do volante Lucas, que cumpriu suspensão na rodada passada, e a saída do zagueiro Cléber Carioca, que recebeu o terceiro cartão. Para a vaga na defesa, Nedo utilizará Gilmak.

Segredo

Assim como na maioria dos jogos do Cearense deste ano, Nedo tem mantido peças de substituição fixas, que têm contribuído para que o grupo não perca a coesão em suas atuações. "Assim como a insistência leva à perfeição, o conjunto faz com que o entrosamento flua. Então, para o jogador, a sequência de jogos é importante. Nossa equipe dificilmente muda e isso tem facilitado muito o entrosamento. Outro ponto positivo, são as peças de reposição, pois quem entra dá a mesma consistência ao grupo", completou o volante.

E é apostando nas oportunidades que vão aparecendo ao longo da competição que o zagueiro Gilmak espera conquistar seu espaço entre os titulares.

"Estou trabalhando e buscando o meu espaço na equipe, sempre respeitando os colegas. Quando aparecem oportunidades, como esta, é bom a gente sempre estar preparado para fazer um bom jogo e ajudar a equipe", disse o zagueiro, que em 2011 teve problemas no joelho.

"Amanhã (hoje) será um jogo totalmente diferente do primeiro, as duas equipes estão qualificadas e vai ser uma disputa muito boa", finalizou o defensor.

Crato

Para o jogo de hoje, o técnico Antônio Luís não contará com o goleiro Mondragon e o volante Maxuel, que estão entregues ao departamento médico do clube. Para as suas respectivas vagas, o comandante caririense optará por Neto e Guidio. O Crato ainda terá o retorno do volante Renato Frota e do meia Piva, que cumpriram suspensão.

Hora de acertar o pé


Causou espanto o número de chances de gol perdidas pelo Ceará no empate em 1 a 1 com o Crateús. O time perdeu pelo menos doze oportunidades claras e foi castigado com o empate no fim da partida no Jumelão.

E para que a história se repita hoje, às 21h50, no Barrosão, contra o Trairiense, o técnico Lula Pereira conta com o retorno de cinco titulares. O goleiro Fernando Henrique, o volante Juca, o meia Leandro Chaves, e os atacantes Mota e Romário.

A esperança do técnico é que a volta dos titulares Mota e Romário melhore o quesito finalização da equipe. "Mesmo com seis desfalques, criamos muito, produzimos para ganhar, mas não aproveitamos. Mas ainda quero que esta equipe tenha um aproveitamento melhor".

Sobre as inúmeras chances perdidas no jogo anterior, Lula foi direto. "Fazer gols é uma arte, uma dádiva. Poucos sabem fazer. E não existe trabalho para ensinar alguém que não costuma fazer gols, conseguir. O que existe são trabalhos para executar melhor os lances", filosofou o técnico do Vovô

Embora os gols perdidos em Crateús não tenham sido resultado exclusivo de falhas dos atacantes Ederson e Misael, o fardo acabou pesando mais para a dupla. Ederson não foi relacionado, treinando ontem à parte, e Misael volta para o banco.

Banco

Embora o meia Rogerinho tenha sido o melhor jogador em campo contra o Crateús, marcando um gol, Lula não o utilizará como titular. A justificativa do técnico é física. "O Rogério foi um dos jogadores que chegou depois e o departamento físico fará um trabalho de recuperação com ele. Quando ele tiver condição de jogar a partida toda, ele fará. Se o colocar agora, ele estoura. Então, o utilizarei apenas no segundo tempo", esclareceu o técnico.

Absolvido

Lula Pereira só escalaria Rogerinho de início caso Felipe Azevedo fosse punido em julgamento ontem no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). Só que Azevedo, para alívio do técnico, foi absolvido por unanimidade pela expulsão no Clássico da Paz, quando recebeu cartão vermelho por colocar a mão na bola.

Trairiense sem Alex Paraíba

O Trairiense tem duas baixas importantes para a partida contra o Ceará, ambas no setor de ataque. A ausência mais sentida é, sem dúvida, a do atacante Alex Paraíba, principal jogador do Trairiense e o artilheiro da equipe no Estadual, com nove gols. O jogador está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e não enfrenta o Ceará hoje.

Paraíba recebeu a advertência por reclamação, na derrota por 2 a 1, de virada, para o Icasa, no Romeirão. Outro atacante que desfalca o time da Lagosta Mecânica é Vinícius. O jogador, emprestado pelo Fortaleza, sequer foi relacionado por conta de uma inflamação na garganta.

Com isso, o técnico Júlio Araújo, que após sua chegada fez o time interiorano reagir, escalará o ataque com Joãozinho, um dos destaques da equipe na Segundona estadual de 2011, e Serginho, que também tem sido opção de Júlio com frequência.

No mais, o Trairiense mantém a base que vem reagindo no certame, com as confirmações de Aloísio, Mika, Tita, Estênio, Cícero César e Cleitinho.

Consultores alemães visitam Fortaleza


Fortaleza recebe, desde ontem, a visita de um grupo de consultores alemães que irá contribuir com troca de experiências sobre a organização e os preparativos para a Copa do Mundo. A comitiva, que é composta por Thomas Jedlitschka, Henriette Wägerle e Erwin Saile, ministrará uma oficina com o tema "A experiência da Alemanha na Copa de 2006", dentro do I Seminário de Planejamento da Cidade de Fortaleza para a Copa de 2014, que será realizado de hoje até sexta-feira, no Hotel Praia Centro.

"O grande objetivo desta visita é o de envolver toda a sociedade na discussão da Copa. Neste sentido, a missão alemã poderá trazer exemplos de como a gente poderá estimular os arranjos produtivos locais durante o evento", explicou o gerente executivo da Copa, Hebert Lima. Para o consultor Thomas Jedlitschka, Fortaleza tem condições de se sair até melhor que os alemães, pois poderá copiar os bons exemplos. "Aparentemente não é tão fácil repetir o sucesso da organização do evento na Alemanha, mas as autoridades locais terão um horizonte a seguir, no qual saberão o que fazer ou não", completou Thomas, que organizou a Fan Fest da de Berlim em 2006.

UFC a duas vitórias das semifinais


"Vencer nossos adversários diretos, Sport/PE e Morro da Fumaça/SC, para conquistarmos a vaga na fase semifinal da Superliga B. Esta é a nossa meta no sétimo e último Grand Prix da competição no Ginásio Paulo Sarasate".

Essa é a expectativa do técnico do time da UFC/CE, professor Galba. O VII GP da Superliga de vôlei masculina 2012 - Série B terá início, amanhã, no Ginásio Paulo Sarasate, e definirá o segundo classificado do Grupo A para a penúltima fase do evento.

Além do UFC/CE, essa chave conta com Funvic/SP, Sport de Recife e Morro da Fumaça/SC. Os dois mais bem colocados do grupo vão para a próxima fase.

Situação

A última fase classificatória do Grupo A da Superliga - Série B, certame organizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), chega a Fortaleza com o Funvic na liderança, 24 pontos e presença já garantida nas semifinais, pois não pode mais ser alcançado por nenhum dos rivais.

Dessa forma a briga pela segunda vaga na etapa decisiva da Superliga B está entre os times do Sport/PE, que soma 12 pontos e é o segundo do grupo; UFC, que tem 10, em terceiro; e o Morro da Fumaça, com 8, em quarto.

Programação

Amanhã, a rodada de abertura do VII GP da Superliga B no Paulo Sarasate marca Sport/PE x Morro da Fumaça/SC, às 14h; e UFC/CE x Funvic, às 16h. Na sexta-feira (2) teremos Funvic/Sport, às 14h; e UFC/CE x Morro da Fumaça, às 16h. No sábado (3) jogam Morro da Fumaça x Funvic, 9h; e UFC x Sport, 11h. Os jogos do VII GP terão transmissão ao vivo pelo Sportv.

Já a última etapa do Grupo B será disputada nos dias 8, 9 e 10 de março, em Belém do Pará.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Anderson Silva publica foto com sua 'Spider-Moto' personalizada


Anderson Silva tem um novo hobbie fora do octógono. Nesta sexta-feira, o campeão dos pesos-médios postou em seu microblog uma foto ao lado de sua nova moto, personalidade com teias de aranha, em homenagem ao seu apelido: ''Spider''.
- Fiquei muito feliz com a customização da Spider-Moto. Ficou animal. Bom dia, Los Angeles - vibrou o lutador, em seu Twitter.
Anderson Silva deve voltar a lutar no mês de junho, em São Paulo, em um combate diante de seu arquirrival Chael Sonnen, a quem já derrotou em 2010. O lutador está longo do octógono desde agosto do ano passado, quando venceu o japonês Yushin Okami na primeira edição do UFC Rio. Após se recuperar de uma lesão no ombro, ele já voltou a treinar normalmente

Ferrari apresenta o modelo F2012 na Itália


A escuderia Ferrari apresentou, nesta sexta-feira, via internet, seu novo carro para a temporada 2012 de Fórmula 1. O modelo é esperança de conquista de título na categoria, o último campeonato alcançado foi em 2007 com o finlandês Kimi Räikkönen - que neste ano retorna à F-1 defendendo a Lotus.
O evento em Maranello que apresentaria o carro à imprensa, incluindo um shakedown (teste de verificação de sistemas) foi cancelado por conta do frio intenso que atinge a Itália e, praticamente, toda a Europa. Nevascas isolaram várias regiões nessa última semana.

O carro de 2012 traz modificações importantes em relação aos últimos projetos da escuderia italiana e contou com a supervisão do comandante técnico Pat Fry. O modelo foi batizado de F2012 e o planejamento inclui vitórias desde (e logo) no início de Mundial - marcado para começar em março.

"Eu tenho certeza de que o carro começará ganhando", declarou o chefão Stefano Domenicali. "Nos últimos anos aprendemos muitas lições e tomamos algumas decisões bastante difíceis. Mas tenho certeza de que todo nosso esforço está representado neste carro", continuou.

Uma das principais características do modelo F2012 é uma solução aerodinâmica bastante diferente no bico do carro. As primeiras avaliações de pista devem acontecer somente nos testes coletivos programados para a próxima semana no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha.

Fonte: amigosdavelocidade.yahoo.net

Ferroviário empata com Guarany e larga a lanterna; Guaraju goleia o Itapipoca

Portal Esportes O POVO

Goleada e empate com poucas chances de gol marcaram os outros jogos desta quinta-feira (2), pela 5ª rodada do Campeonato Cearense. O Ferroviário ficou apenas no empate de 1 a 1 com o Guarany de Sobral, no estádio do Junco.

O time coral começou perdendo. Tiago Mexirica marcou aos 42 minutos do 2º tempo. O empate do Ferroviário só veio nos acréscimos do segundo tempo: Bruno fez aos 46 minutos.

Com a vitória, o Tubarão da Barra se livrou da lanterna da competição. Agora o Ferrão de Flávio Mendes se mantém na décima colocação, ainda na Zona da Degola do Cearense.

Em outro jogo da rodada, o Guarani de Juazeiro goleou o Itapipoca por 5 a 0, no Romeirão, em Juazeiro do Norte. O clube do Cariri agora está na quinta colocação do Estadual, com sete pontos.

Fortaleza aplica virada no PV e derruba invencibilidade do Horizonte


Portal Esportes O POVO

Em noite de festa para a estreia de Geraldo, o Fortaleza quebrou, nesta quinta-feira (2) a invencibilidade do líder do Cearense, Horizonte, que tinha quatro vitórias em quatro jogos. Ganhou de 3 a 2 e conquistou a sua terceira vitória pelo Estadual. O Leão assumiu a terceira posição na classificação com 10 pontos, ficando atrás do Horizonte e do Ceará, sendo que o Leão tem um jogo a menos que os dois. O Horizonte se mantém na liderança com 12 pontos.

A primeira chance de gol do Fortaleza partiu de um cruzamento de Ray, que terminou num cabeceio de Rômulo. A bola esbarrou na trave. O Horizonte respondeu de forma rápida. Em descida de André Cassaco, ele foi derrubado pelo goleiro Lopes dentro da área. Pênalti. Elanardo foi para a cobrança e fez 1 a 0, aos 11 minutos.

O Leão correu atrás do prejuízo. Desta vez foi Ciro Sena que mandou a bola na trave. Na sequência do lance, mais duas bolas na trave. Uma delas chutada por Rafinha. A pressão tricolor era total, com todo o apoio da torcida que lotava o PV.

Não demorou e o empate aconteceu. Em passe de Geraldo dentro da área, Marielson apareceu para empatar em 1 a 1 para o Tricolor do Pici, aos 17 minutos.

O Fortaleza mantinha mais ofensividade na partida. A virada aconteceu numa cobrança de falta, aos 29 minutos. Kauê bateu falta com precisão da entrada da área. Sem defesa.

O Horizonte também levava perigo. Elanardo exigiu que o goleiro Lopes fizesse uma difícil defesa. Logo depois, Kauê chutou outra bola na trave pelo Fortaleza. O terceiro gol estava amadurecendo. E aos 46 minutos do 1º tempo, Lucas avançou na grande área e tocou na saída de Jéfferson: 3 a 1.

Começou o 2º tempo e o Horizonte conseguiu mais um pênalti. Aos 10 minutos, Elanardo cobrou fraco, mas Lopes nem foi na bola. O Horizonte diminuiu para 3 a 2.

O gol deu mais motivação ao time da Região Metropolitana, que mostrava melhor posicionamento em campo.

O Fortaleza se defendia e buscava descer no contra-ataque. Na reta final do 2º tempo, Cléo tentou dois dribles dentro da área e foi derrubado por Jó. Rômulo bateu no canto de Jéfferson, mas a bola saiu pela linha de fundo. Não havia mais tempo para nada. E o Fortaleza confirmou a vitória de 3 a 2.

Campeonato Cearense 2012

Fortaleza 3x2 Horizonte

Fortaleza: Lopes; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê; Leandro, Lucas, Marielson (Rogério) e Geraldo (Careca); Ray (Cléo) e Rômulo. Técnico: Nedo Xavier

Horizonte: Jéfferson; Raul (João Paulo), Carlinhos, Jó e Jony; Valter, Mateus, Elanardo (Jack Chan) e Hércules; Renatinho (Stênio Jr) e André Cassaco. Técnico: Roberto Carlos

Local: Estádio Presidente Vargas

Data: 2/2/2012

Árbitro: Wladyerisson Oliveira

Assistentes: Thiago Brígido e Anderson Farias

Renda: R$ 291.691,00

Público: 14.178 pagantes (931 não pagantes)

Cartões amarelos: Lopes (F), Leandro (F), Marielson (F), Lucas (F), Ciro Sena (F), Rogério (F), Carlinhos (H), Stênio Jr (H), Jack Chan (H), Valter (H)

Gols: Elanardo, aos 11min do 1º tempo e aos 10min do 2º tempo, Marielson, aos 17min, Kauê, aos 29min, Lucas, aos 46min do 1º tempo

Presidente do Fortaleza pode ser punido por queixas contra árbitro


Portal Esportes O POVO

O presidente do Fortaleza, Osmar Baquit, pode ser punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No jogo Fortaleza 3 x 2 Horizonte, nesta quinta-feira (2), no PV, após o segundo gol do time visitante, Baquit desceu da cabine e, revoltado, gesticulou e gritou para o árbitro.

Fortaleza aplica virada no PV e derruba invencibilidade do Horizonte

O mandatário do Tricolor teve que ser contido por Policiais Militares, que o encaminharam para fora de campo pela saída do vestiário. Depois da cena constrangedora, ele deu uma entrevista ao término da partida à Rádio O POVO/CBN.

"Já pedi desculpas ao árbitro e para o presidente da Federação. Nada vai tirar a minha paixão pelo Fortaleza, mas estou consciente que não posso fazer isso. Pode ser que no próximo jogo eu faça de novo! Mas eu sei que é errado", confessou Osmar Baquit.

O árbitro da partida, Wladyerisson Oliveira, deve citar o ocorrido na súmula. Caso ocorra, provavelmente vem punição para Baquit.

Clássico-Rei de torcida única é exemplo da falência da segurança, diz especialista

Eis uma análise que o professor Irapuan Diniza Aguiar, especialista na área de Segurança Pública, faz sobre decisão da área de segurança do Estado de só permitir uma torcida durante o clássico-rei do futebol cearense. Para Irapuan, demonstração da falência do Estado brasileiro, que reconhece não ter condições de garantir a integridade do torcedor. Confira:

Assisto, a cada dia, entristecido, a decisões que atestam a falência do Estado brasileiro no cumprimento de uma atribuição que lhe cabe que é a de oferecer segurança a população assegurando-lhe o livre ingresso e participação nos espetáculos públicos.

No mundo do futebol, a primeira iniciativa nessa direção foi transferir a responsabilidade da manutenção da ordem e da segurança às agremiações quando da realização das competições. Se algum torcedor arremessar um objeto no campo de jogo o clube mandante é apenado, ainda que a partida seja num estádio do Poder Público.

Meu Deus! Onde está o dever do Estado brasileiro de assegurar a segurança dos torcedores? “Torcida única é como “picolé de xuxu”. É o “fim da picada” e o atestado mais visível do “salve-se quem puder”.

A impotência do Estado brasileiro para combater os “vândalos” e marginais é que determina o absurdo de privar qualquer pessoa de assistir os espetáculos públicos, em detrimento dos grandes festas havidas no passado nos grandes clássicos Brasil afora…

Irapuan Diniz Aguiar,

Professor e especialista em Segurança Pública.