segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Armandão: Fernando Henrique fecha o gol e é o craque da 27ª rodada


Oito defesas difíceis e um pênalti defendido levaram o goleiro do Fernando Henrique ao posto de craque da 27ª rodada do Brasileirão de acordo com as notas do Troféu Armando Nogueira. Com a nota 8,5, esta não é a primeira vez que o arqueiro do Ceará é eleito. Na segunda rodada, diante do Internacional, no Beira-Rio, o camisa 1 do Vozão garantiu seu primeiro Armandinho. Agora, vai poder saborear sua segunda "taça", um prêmio merecido para quem passou boa parte do campeonato se recuperando de uma fratura no dedo polegar da mão direita.

Três jogadores foram coroados com nota 8. O lateral-esquerdo Junior Cesar, por vezes criticado, estava com a sua canhota calibrada e, com cruzamentos perfeitos, levou perigo à defesa do São Paulo. Um desses resultou no gol de Thiago Neves, que abriu o placar para o Rubro-Negro. Felipe, do Atlético-GO, marcou os dois gols da vitória do Dragão sobre o Botafogo, enquanto Neymar entortou a defesa do Fluminense, apesar da derrota do Santos, fora de casa.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.

GOLEIRO

Não é à toa que Fernando Henrique é chamado pela torcida do Ceará de "Paredão". Com oito defesas difíceis e um pênalti defendido, o arqueiro do Vozão garantiu o empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, em Sete Lagoas/MG, com dois jogadores a menos, e ganhou nota 8,5. De lambuja, ainda se tornou o craque da 27ª rodada do Brasileirão. O São Paulo perdeu para o Flamengo por 2 a 1, mas, se não fosse por Rogério Ceni, a diferença poderia ser ainda maior. O dono da meta são-paulina fez quatro defesas importantes e ganhou nota 8. No empate entre Palmeiras e América-MG, no Canindé, tanto Deola, quanto Neneca, se destacaram com boas intervenções. O arqueiro alviverde levou nota 7, enquanto que o camisa 1 da equipe mineira ficou com 7,5.

LATERAL-DIREITO

Contratado no decorrer do campeonato junto ao Boa Esporte, Carlos César chegou ao ameaçado Atlético-MG e tomou conta da posição. Com mais uma atuação convincente e um gol, o jogador faturou 7,5. Rafael Cruz, do Atlético-GO, aproveitou um apagão de Bruno Cortês, do Botafogo, e caiu muito bem pelos espaços oferecidos pelo lateral do Glorioso na vitória do Dragão por 2 a 0,. Com isso, conquistou a nota 7,5. Autor do segundo gol do Vasco, no empate com o Corinthians, em São Januário, Fagner foi um dos melhores do líder do campeonato na rodada e ganhou a nota 7. Tímido no apoio, porém, eficiente na marcação, Rafael Galhardo, do Flamengo, recebeu 6,5. No geral, os laterais-direitos não tiveram tanto destaque nesta 27ª rodada.

ZAGUEIROS

A vitória por 2 a 0 sobre o Internacional, na Arena da Baixada, se não tirou o Furacão da zona do rebaixamento, deu ainda mais fôlego para o time continuar na luta contra a degola. E um dos destaques deste confronto foi o zagueiro Manoel, revelação das categorias de base do Atlético-PR. O jovem beque ganhou nota 7. Seu companheiro de posição é Daniel Marques. Homem de confiança do técnico Estevam Soares, o experiente zagueiro chegou ao Ceará contratado ao Grêmio Barueri recentemente. Com 1,90m, o xerife da zaga alvinegra ganhou nota 7,5 após segurar as pontas lá atrás depois que o Vozão perdeu dois jogadores expulsos. Fabrício (7,0), também do Ceará, Alex Silva (7,0), do Flamengo, também merecem ser citados.

LATERAL-ESQUERDO

A melhor arma que o Flamengo utilizou para bater o São Paulo, no Morumbi - além de contar com a sorte no chute de Renato Abreu, desviado por Carlinhos Paraíba - foi a bola aérea, e pelo lado esquerdo. Com cruzamentos precisos, Junior Cesar deixou Deivid duas vezes de frente para a meta, mas o centroavante não foi feliz na conclusão. No entanto, no passe para Thiago Neves, a finalização foi perfeita, no ângulo. A eficiência no fundamento foi determinante para que o lateral-esquerdo rubro-negro se garantisse na seleção da 27ª rodada com nota 8. Thiago Feltri (7,0), do Atlético-GO, e Vicente (7,0), do Ceará também foram muito bem no fim de semana.

VOLANTES

Exímio cobrador de faltas, Marcos Assunção tem sido o jogador mais lúcido e eficiente do conturbado time do Palmeiras. Apesar de mais um tropeço do Verdão, diante do América-MG, o volante teve participação decisiva no gol alviverde e recebeu nota 7,0. Enquanto a equipe do Palestra Itália tropeçava em São Paulo, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ, o Fluminense conseguia uma vitória épica sobre o Santos, por 3 a 2. Se Neymar deitou e rolou com os espaços oferecidos pelo lateral Mariano, Edinho tratou de colocar a casa em ordem pelo setor e se mostrou eficiente na marcação ao time santista, recebendo nota 7. Rudnei (7,0), do Ceará, Pituca (6,5), do Atlético-GO, e Ralf (6,5), do Corinthians também conseguiram boas notas com suas respectivas atuações.

MEIAS

Típico jogador "vaga-lume", ora com atuações brilhantes, ora apagado, Danilo esteve aceso neste domingo. Contra o Vasco, o meia do Corinthians não só deixou Alex na boa para marcar o primeiro gol do Timão, como deixou a sua marca, de cabeça. Sua atuação rendeu a nota 7,5 e um lugar na seleção da 27ª rodada. Ele não fez gol, mas comandou as ações ofensivas do Grêmio na vitória sobre o Cruzeiro e ainda deu um belo lançamento para o argentino Escudero balançar a rede de Fábio. Marquinhos, que também levou nota 7,5, vem mantendo boa regularidade desde a chegada de Celso Roth ao Olímpico. Lulinha, que marcou o terceiro gol do Bahia sobre o Avaí, garantindo a vitória do Esquadrão de Aço, recebeu nota 7,0. Versátil, Bida atuou como meia no triunfo do Atlético-GO sobre o Botafogo, e foi bem, ganhando nota 7,5. Alex (7,0), do Corinthians, e Thiago Neves (7,0), do Flamengo, também se destacaram.

ATACANTES

Maior revelação do futebol brasileiro e cobiçado por clubes como Real Madrid e Barcelona, Neymar levou a defesa do Fluminense à loucura em Volta Redonda. Dribles humilhantes, passes precisos e gol. Sua atuação encantou, porém não foi o suficiente para o Peixe derrotar o Tricolor das Laranjeiras. Entretanto, a joia da Vila Belmiro merecidamente ganhou a nota 8. Bastaram dez minutos para o Atlético-GO garantir a vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo e o responsável pelos gols foi o experiente atacante Felipe. Até sábado, Felipe estava cotado para começar no banco de reservas, mas Juninho sentiu dores musculares e o centroavante foi confirmado ao lado de Anselmo. Hélio dos Anjos acertou na escolha. E o avante fechou a rodada com nota 8. Em Salvador, Júnior, do Bahia, marcou duas vezes e ganhou 7,5. Rafael Sobis, do Fluminense, saiu do banco de reservas para mudar o jogo a favor da equipe carioca. Fez um golaço e teve a mesma avaliação. Fred, com uma assistência, ficou com 7. Mesma nota de Osvaldo (Ceará) e Nieto (Atlético-PR), que também foram bem na rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário