segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vaga Sul-Americana e queda esperada do Vovô


O Bahia fechou o Campeonato Brasileiro de 2011 com chave de ouro. Depois de passar muitas rodadas na zona do rebaixamento e ameaçado de voltar para a Série B – onde está o rival Vitória – o tricolor da “Boa Terra” conseguiu uma vaga na Copa Sul-Americana, ao vencer o Ceará, por 2 a 1, no Estádio Pituaçu, em Salvador, pela 38.ª rodada. O Bahia vai disputar uma competição internacional após 22 anos.

Com a vitória, o time de Joel Santana, chegou aos 46 pontos, em 14.º lugar. De outro lado, o Ceará foi rebaixado, depois de cometer muitos erros. Ficou com 39 pontos, em 18.º lugar, perdendo a 17.ª posição para o Atlético-PR, também rebaixado.

A diretoria do Vovô errou na escolha do técnico Vagner Mancini, que ano passado tinha caído com o Guarani. Ele montou um elenco fraco para a competição. Depois não teve paciência com Estevam Soares na esperança de que Dimas Filgueiras fosse fazer um outro milagre como interino.

Bahia começou bem
Os gols que decretaram o placar final da partida aconteceram todos no primeiro tempo. O Bahia saiu na frente, aos 13 minutos, com Camacho, que arrisocu o chute de longe e surpreendeu o goleiro Diego.

O tricolor ampliou aos 43 minutos com Lulinha. Ele recebeu o passe de Camacho, já entrando na área e bateu cruzado. O chute saiu fraco, mas venceu Diego: 2 a 0. Dois minutos depois, Felipe Azevedo aproveitou cochilo da zaga baiana e diminuiu. A defesa aliviou errado e a bola ficou com Felipe, que bateu cruzado de fora da área: 2 a 1.

Pressão cearense
No intervalo, os jogadores do Ceará já sabiam que o Cruzeiro enfiava 4 a 0 no Atlético Mineiro, o que o rebaixaria. Mesmo assim, o Vovô voltou com muita disposição para o segundo tempo, criou várias chances para empatar e deu azar.

Além disso, contou com o goleiro Marcelo Lomba em grande tarde, fazendo grandes defesas. Emprestado pelo Flamengo, Lomba está cotado para ser o melhor goleiro da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário