quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Gringos garantem goleada e vice-liderança



A festa foi alvinegra no Engenhão. Contando com o apoio de 40 mil torcedores, o Botafogo fez valer o mando de campo e goleou o Ceará, por 4 a 0, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os principais responsáveis pelo resultado positivo foram os gringos Herrera e Loco Abreu. O argentino marcou dois e o uruguaio completou. Cidinho completou.

Essa é a quarta vitória seguida do Fogão, que chegou aos 40 pontos e assumiu a vice-liderança de forma provisória, ficando atrás apenas do São Paulo, com um ponto a mais. Por outro lado, o Vozão estacionou nos 26 e se encontra na 14ª colocação.

O fato triste foram os tumultos que aconteceram nos arredores do Engenhão durante toda a partida. Irritados por não conseguirem entrar, alguns torcedores entraram em conflito com a polícia, que não economizou nas bombas de efeito moral e nos tiros de bala de borracha.

Fozão começa bem
“A partir do momento que você tem maturidade suficiente para entrar em campo e transformar essa energia para o nosso lado é um ganho. Vamos tentar fazer os torcedores cobrarem do Botafogo e não jogarem ao lado”, destacou o técnico Vagner Mancini antes da partida começar. No entanto, o Ceará parece que não tem maturidade suficiente para aguentar a pressão de 40 mil torcedores e deixou o Botafogo abrir o placar logo aos cinco minutos.

Elkeson fez grande jogada individual pela direita e cruzou. O argentino Herrera se antecipou ao zagueiro e ao goleiro desviando com o pé para o fundo do gol. O segundo quase saiu na sequência, quando o atacante bateu de fora da área, mas pegou fraco e facilitou a defesa de Diego. A primeira finalização do Ceará aconteceu aos 13, quando Thiago Humberto bateu de longa distância nas mãos de Jefferson.

Osvaldo deu grande passe para Washington, que saiu na cara do goleiro, mas na hora da finalização foi travado por Lucas. Na sequência, Elkeson cobrou falta com perfeição no ângulo e Diego espalmou para escanteio. O Fogão quase marcou o segundo aos 26 minutos. Maicosuel bateu rasteiro e Herrera desviou de carrinho. A bola caprichosamente acertou a trave e foi para fora.

O jogo caiu um pouco de produção e o Ceará passou a se soltar mais. Eusébio avançou sem nenhuma marcação e bateu de fora da área para fácil defesa de Jefferson. João Marcos recebeu de Thiago Humberto e chutou colocado, mas a bola passou raspando a trave. A situação do Vozão ficou ainda mais complicada aos 43 minutos, quando o zagueiro Fabrício foi expulso. Ele recebeu dois cartões amarelos em menos de três minutos.

Confusão fora do estádio
Com os 40 mil ingressos vendidos de forma antecipada, o Engenhão estava completamente lotado, mas mesmo assim centenas de torcedores ficaram no lado de fora do estádio para tentar entrar. No entanto, a polícia não permitiu a entrada de mais ninguém e acabou iniciando uma confusão com a torcida alvinegra em torno do Engenhão. Tiros de borracha e bombas de efeito moral geraram um grande corre-corre nas ruas.

Virou goleada
Com um homem a mais em campo, o Botafogo não demorou para ampliar. Lofo aos 12 minutos do segundo tempo, Éverton cruzou para dentro da área e Herrera subiu mais que todo mundo, desviando de cabeça, sem chances para o goleiro Diego. O Vozão quase diminuiu na sequência, quando Osvaldo arriscou de longe e a bola passou raspando a trave. Jefferson já havia soltado, mas dificilmente chegaria.

O argentino Herrera quase marcou seu terceiro. Aos 19, ele aproveitou cruzamento de Lucas e cabeceou para fora. Na sequência, Felipe Azevedo aproveitou bate e rebate e arriscou, mas mandou pela linha de fundo, com muito perigo. O Fogão chegou ao terceiro aos 27 minutos, com Loco Abreu.

Após grande jogada, Maicosuel recebeu de calcanhar de Elkeson e rolou para trás. O uruguaio chegou batendo de primeira, estufando as redes. O Fogão fechou o caixão aos 37, quando Éverton desceu pela esquerda e cruzou para a área. O jovem Cidinho subiu livre e apenas tirou do goleiro Diego, para delírio geral dos torcedores nas arquibancadas.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo pela 23ª rodada do Brasileirão no próximo domingo. O Botafogo enfrenta o Coritiba, às 16 horas, no Estádio Couto Pereira, enquanto o Ceará recebe o Atlético-GO, no mesmo horário, no Estádio Presidente Vargas.

Local
Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro
Árbitro
Edivaldo Elias da Silva-PR

Assistentes
Gilson Bento Coutinho-PR e José Amilton Pontarolo-PR
Renda
Não divulgado.

Público
36.995 pagantes
Cartões Amarelos
Botafogo:Herrera, Elkeson
Ceará:Washington, Fabrício, Erivélton, Edmilson
Cartões Vermelhos
Ceará:Fabrício
Gols
Botafogo: Loco Abreu 25' 2T, Cidinho 37' 2T, Herrera 5' 1T, Herrera 12' 2T

Botafogo

Jefferson;
Lucas, Gustavo, Fábio Ferreira e Marcio Azevedo (Éverton);
Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson (Alex);
Herrera (Cidinho) e Loco Abreu.

Técnico: Caio Júnior

Ceará

Diego;
Boiadeiro, Fabrício, Erivelton e Vicente;
Heleno, Eusébio, João Marcos (Cleber) e Thiago Humberto (Felipe Azevedo);
Osvaldo e Washington (Edmílson).

Técnico: Vagner Mancini

Nenhum comentário:

Postar um comentário